domingo, 17 de julho de 2011

FELICIDADE

Dois amigos terminaram no mesmo dia, mês e ano o curso que fizeram. Na despedida, resolveram revelar seus planos e selar compromissos. Iriam se encontrar, ali mesmo, 30 anos depois, só pra ver no que deu.

O primeiro disse que queria casar-se, ter filhos, dar uma boa faculdade a eles, uma boa casa na cidade e outra na praia, carros bons, se possível do ano, e quem sabe viajar. Modelo standart.

O outro disse que queria coisas um pouco diferentes: queria ter dois aviões, uns quatros helicópteros, três mansões na cidade, dez casas na praia e passar a vida viajando pelo mundo. Modelo advanced plus.

No entanto, verifique comigo, os dois queriam o básico. Só o básico. O básico de cada um.

Trinta anos depois, encontram-se, de novo, aqueles dois amigos.
- E tu, conta lá, o que fizeste? Conseguiste o que querias?
- Beleza! E nem podia ser melhor. Casei-me, uma boa mulher com quem vivo até hoje, feliz, tive três filhos, todos formados, tenho uma boa casa na cidade e outra na praia, e já fui à Europa duas vezes, Só o básico, como vês. Mas vivo feliz. E tu?

- Bah! Nem a metade. Só consegui comprar um pequeno avião usado e dois míseros helicópteros, tenho algumas mansões que alugo, mas nada do que realmente esperava, construí quatro casas na praia e apenas uma, no exterior, em Capri. Que miséria! Sou um infeliz, não alcancei nem a metade do que queria. Nem o básico. Sou um infeliz.

E agora, qual dos dois viveu o que se diz chamar-se a felicidade? Se você disser que foi aquele que planejou pouco e alcançou tudo o que quis, não estará sendo medíocre? E se você disser que foi o outro, o que planejou vender a Lua, mas tudo o que conseguiu foram alguns mil lotes vendidos, aqui mesmo, em Alphavilles, mas só por aqui mesmo, se você escolher esta alternativa, estará sendo o quê?

Se o contrário do amor é a indiferença, se o contrário da gratidão é a inveja, o contrário da felicidade...?

Que estresse essa história de felicidade! Vou ter de voltar ao assunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário